02/01/2021

Deslocação é tempo de trabalho


 

16 comentários:

Bento disse...

São os Motoristas que mais trabalham e são os Motoristas que vos pagam o ordenado.... Merecemos RESPEITO de todos os engenheiros....os serviços têm que começar e terminar na estação ou então a deslocação para o local de trabalho é contabilizada como tempo de trabalho.... Não tem lógica nenhuma começar no local X e terminar em Y a 10 km de distância de onde deixei a minha Zundapp.
Os Mecânicos começam e terminam na estação e trabalham 7h30 dia... Os chefes começam e terminam na estação e trabalham 7h00 dia... Os engenheiros começam e terminam no escritório e trabalham 6h30 dia... Os Fiscais começam em casa e terminam em casa trabalham 6h30 dia...( os fiscais se vierem de autocarro fardados já conta como tempo de trabalho)... Motorista começa no calvário... Trabalha 8h20 sem pausa de almoço e termina a 10 km de distância... Ou gasta tempo antes de pegar ao serviço para levar o carro à estação ou gasta tempo no fim do serviço para ir buscar o carro ao calvário...mas porquê???? Todos os sectores na CARRIS TRABALHAM 7H00 DIA e começam e terminam no mesmo local e têm wc e RESPEITO PELA SUA SAÚDE.

Eduardo Ribeiro disse...

OLÁ Camaradas, há quanto tempo!
OLÁ Paulo, a carris não é aquilo que "pintas" neste comentário! Tu sabes bem melhor do que eu qual é a realidade da Carris.
Quanto a Zundapp, infelizmente já não se fabrica. Eu tive uma Famel/Zundapp DE TURBINA com 3 velocidades e não sei se a utilidade que teve então me serviria agora até porque não há gasolina com mistura.
Tu continuas a ser o bom idiota de sempre. EU gosto de ti. Mas infelizmente nem a carris de lisboa nem os motoristas na Suíça tem as 35 horas de trabalho semanais inscritas nos contratos de trabalho.
As deslocações entre locais distintos de inicio e fim de serviço da jornada de trabalho diária continua a ser uma questão a exigir como tempo efetivo de trabalho; A dificuldade advém da questão da prática reiterada na STCP e do conceito de "local de trabalho" inscrito no AE.
O que postaste é de 2015 e se calhar tem a ver com os trolhas que vem de Marco de Canavezes para as obras do Porto ou com os distribuidores de publicidade porta á porta que vem do Dafundo entregar folhetos do vidente/professor MAMINGA aqui a Paranhos.
Paulo, acorda para a vida. O AMD MORREU.
Abraço CÃO.

Carlos disse...

Bom Ano Eduardo, não te deixes vender ao sistema. Pelas tuas palavras estamos todos condenados a prisão perpétua 😖
Grande abraço

Bento disse...

O Eduardo está cansado... Eu nunca disse que os Motoristas da Carris estão a fazer 35h...digo é que são os únicos na empresa a fazer efectivamente 42h semana... Como os stcp... Todos os outros sectores fazem menos...
Motoristas são os mais sacrifícados e os que têm a profissão mais prejudicial à saúde e de mais responsabilidade... Se os distribuidores de publicidade ou os trolhas do Marco têm que ser pagos pela deslocação os Motoristas também têm que ser.
Ou há alguma lei a dizer que os Motoristas de transporte público têm que trabalhar mais?

Eduardo Ribeiro disse...

Joaquim Paulo São Bento; O Eduardo (eu) assim como tu, têm de saber quão longe vai a UTILIDADE da sua intervenção cívica.
Sem resultado prático, todos os trabalhadores tem a tradução pragmática que a luta para chegar á verdade continuará a estar distante ou até será uma utopia.
Tu és a tradução da verdade reivindicativa na STCP, mas fazes parte do passado!
o processo de mobilização na criação dum sindicato novo que captou mais de 25% dos trabalhadores em 2009 na STCP é fruto dum enorme esforço teu.
Eu sempre acompanhei o movimento que criaste na boa fé de que algo de diferente seria sempre bom perante os CATEDRATICOS do sindicalismo.
Por vezes sinto saudade dos piquetes de greve que nunca esqueceremos... Enfim,
Quem se CANSOU foste tu!

Eduardo Ribeiro disse...

Então cão ? ainda andas por ai ou não.
Tanta tesão e se calhar querias voltar a bobadela para ter fantasias com a companhia da sportinguista que deixou o avião para o Porto mais leve...

ACORDA URSO.

Bento disse...

Colegas, de Lei só podemos bloquear a entrada a pessoas alcoolizadas ou em mau estado de higiene. e sempre com educação nas nossas atitudes ... estamos fardados, devemos mostrar respeito por todos, clientes e colegas e empresa.
a)Uma Senhora idosa que sái do hospital sozinha e não tem dinheiro ... pede-te ajuda para ir para casa ....que deves fazer segundo orientações da empresa? Dizes à senhora para se sentar..... Não tens o dever de analisar estas situações, deves sim fechar as portas e desimpedir o mais rápido possível a via, de Lei só podemos parar o tempo estritamente necessário para a tomada e largada de passageiros. ... ambulâncias em urgência, autocarros á espera e mais passageiros á espera nas paragens seguintes.
b) um casal de jovens chegam ao aeroporto, estrangeiros, entram ao carro e é o último autocarro, pedem bilhete mas só têm credit card, ou notas em francos suiços... podemos polos fora do autocarro? podemos atrasar a viagem? há passageiros que querem apanhar o último barco pró barreiro e começam a ferver..
Não não podemos atrasar o carro.
c)Uma menina de 14 anos não encontra o passe, e não tem dinheiro, que fazes?
d) Um senhor de braço ao peito entra e nada valida ...Tu chamas o sr à atenção e ele diz "a minha esposa já validou o meu passe"
Tinha entrado antes e sim validou, eu assisti, estava a passageiro no banco da frente à civil. ... o tripulante não tem autoridade para verificar estas situações e pedir a um cliente que mostre o passe e o cartão de cidadão.
e) Entram 2 clientes, um valida o passe encostando a carteira e vira ao contrário e valida de novo... que fazes

-Tens o dever de Respeitar os clientes, não tens autoridade para exigir a um cliente que te mostre o titulo ...Tens a obrigação de fazer uma condução segura e arrancar de forma suave e verificar se ninguém tem mobilidade reduzida ou crianças ao colo.
De Lei só podemos parar o tempo estritamente necessário para a tomada e largada de passageiros. ... ambulâncias em urgência, autocarros á espera e mais passageiros á espera nas paragens seguintes.
Os Maquinistas são mais respeitados porque dão-se ao respeito .... não insultam os clientes, não expulsam clientes ... não atrasam a viagem por estas situações ... fazem o trabalho que é da competência deles.
Fazes noites, és obrigado a estar 10 minutos parado no terminal de um bairro problemático... Não te podes armar em campeão de capoeira... Desgasta... Eu estou no terminal à meia noite e estou descontraído, preciso de ir ao café vou..... pois respeito todos.

Bento disse...

Guarda freio da Carris linha 28 impediu a entrada a duas senhoras, segundo ele seriam carteiristas, romenas e por hábito não pagam bilhete... Uma senhora dentro do elétrico tirou uma foto e apresentou queixa contra o guarda freio... Foi condenado em tribunal por xenofobia e abuso de poder e usurpação de funções para as quais não está habilitado.
Multa de um ordenado mínimo e registo criminal sujo foi o resultado.

Bento disse...

Um maquinista concentra se no seu trabalho

Bento disse...

Este guarda freio abusou do poder... Usurpação de funções para as quais não está habilitado... Fiscal é que tem que se preocupar com essa matéria.
Pessoal da limpeza concentra se na sua função.
Máquinista concentra se na sua função.
Motoristas têm montes de problemas e stresses porque não se concentram na condução.
Querem tirar o trabalho a todos... Já tiraram o trabalho a milhares de cobradores... Agora querem acumular a função de fiscal???
Fazem de porteiros, de educadores de infância... De segurança... E chegam aos 60 anos e têm um avc e pronto...

Bento disse...

Sobre as horas de formação.... A nova alteração do texto complicou um pouco mas...
Tens que ler uma e outra vez o artigo de lei 131 e seguintes... Aos poucos o texto vai ficar mais claro....
1.... Todos os trabalhadores têm direito a 40h de formação todos os anos... Confirma?
A seguir diz que essa formação conta como tempo de trabalho efectivo.... Não conta para abstenção nem faltas... Ok?
Se a empresa não as ministrar convertem se em crédito de horas a utilizar pelo trabalhador.... Aqui está confuso....
É preciso esclarecer algumas dúvidas.... Se o trabalhador for fazer um curso de inglês financiado de 80h... Informa a empresa com 30 dias de antecedência e vai... Está duas semanas a tirar o curso e chega ao fim do mês e a empresa tem que lhe pagar tudo como se estivesse efectivamente a trabalhar.... Mas a empresa tem que pagar a outros motoristas 80h em extra para substituir o trabalhador que está em formação.... Certo?.... Logo a empresa tem mais prejuízo....
Como a empresa é nossa, vivemos numa democracia os trabalhadores é que decidem na empresa.... Os Administradores têm tanto poder aqui como os Administradores de um prédio nos Fetais ou em chelas... Só têm que gerir as coisas e obedecer às ordens emanadas pela lei e pelos condóminos.....
É preciso explicar isto ao advogado que for intentar o processo das horas de formação.... A maioria dos advogados nunca viram esta lei e apanhados de surpresa podem cometer erros....
... A comissão de Trabalhadores e os sindicatos podem informar a administração que conforme a lei estabelece.... Todos os trabalhadores têm efectivamente direito a 40h de formação todos os anos...
Assim as horas que não forem utilizadas devem atribuir aos trabalhadores o dinheiro correspondente.....
A ct também deve esclarecer os trabalhadores que podem e devem utilizar as horas.... Increvam se em cursos de formação.... Informática... Francês.... Inglês... Etc... A comissão de Trabalhadores deve INFORMAR CLARAMENTE QUE TODOS OS TRABALHADORES TÊM DIREITO A 40H..... E QUE ESSE TEMPO CONTA COMO TEMPO DE TRABALHO.
...
Em tribunal é preciso esclarecer ao Juiz que estando nós numa democracia são os trabalhadores que decidem a forma de receber as 40h.... É mais vantajoso para a empresa pagar em horas normais de que em horas extras caso a empresa diga que não é obrigatório pagar...
Mas é obrigatório pagar.... Se o trabalhador optar por tirar uma formação a empresa é obrigada a pagar o ordenado igual e ainda a pagar horas extras a outro..
... Outro exemplo... A lei diz que o trabalhador tem direito a 5 dias de falecimento de progenitores.... Imagina que falece o teu pai no sábado... Descansas sábado e domingo... A lei diz que tens direito a 5 dias... Marcas dias de segunda a sexta... Se houver algum feriado salta para a outra segunda feira.... Agora imagina que a empresa está muito à rasca de trabalho e precisa da tua ajuda.... O funeral é segunda feira.... A empresa pede te para vires na terça e quarta e quinta e sexta... Se entenderes que podes trabalhar... A empresa tem que te pagar os dias em extra... Ok?
Vivemos numa democracia civilizada onde os engenheiros e os trabalhadores têm que se respeitar e ajudar uns aos outros.

Bento disse...

Caríssimos, venho por este meio pedir a vossa ajuda e informar que estou no limite das minhas forças.

Sou vítima de bulyng diariamente por parte de clientes agressivos e automobilistas e por parte da empresa também como abaixo explico.

O motivo é o excesso de trabalho a que me sujeitam e a discriminação de que sou vítima na empresa desde o dia em que fui admitido.

a) - A empresa impõe me uma carga horária de 40h00 quando em outros sectores é observada 35 horas semanais.

b) - Sou forçado a fazer as contas do apuro diário na minha hora de descanso e a procurar trocos, uma vez que o serviço não contempla nenhum tempo para prestar contas e proceder à entrega do dinheiro o que configura cerca de 2h00 por semana a acrescentar às 40h, ou seja trabalho efectivamente mais de 40h00 semana.

Bento disse...

Sabendo que os administrativos trabalham no máximo 35 horas por semana estou a trabalhar cerca de 7h por semana a mais.

c) Sou forçado a transportar o apuro diário da venda de bilhetes e os bilhetes para minha casa e na minha hora de descanso tendo como consequência mais stress e cuidado extra que tenho que ter mesmo quando já terminei o meu serviço, estou sujeito a assaltos ou a perder o material da empresa.

d) A empresa exige que me apresente ao serviço em diversos locais fardado e com o material da empresa sem que me seja contabilizado o tempo que gasto nas deslocação e tempo esse que me é retirado à minha família e ao meu descanso.

...

Para Terminar, estou esgotado, cansado e desanimado porque estou a ser forçado a trabalhar mais de 40h00 horas por semana, mais o tempo dispêndido nas deslocações a que me forçam.

Bento disse...

Estou a ir abaixo, física e mentalmente,, tenho dores na coluna, tomo comprimidos para dormir, o meu joelho está a ficar desgastado e tudo podia ser melhor se me observarem as 35 horas semanais e o tempo dispêndido nas deslocações estar incluído, teria mais saúde e tempo para a família e faria um trabalho mais alegre e com mais qualidade.

De acordo com a Autoridade Nacional da segurança Rodoviária a fadiga é um dos principais responsáveis pelos acidentes.

Assim tenho a informar que não é possível transportar o material da empresa para minha habitação na minha hora de descanso.

Preciso seriamente de trabalhar com respeito e dignidade, a discriminação é um câncro que está a destruir me por dentro.

Gosto de trabalhar e tenho por vocês o maior respeito e consideração.

Informo mais que a partir de 1 de Setembro de 2021 não levarei para a minha habitação qualquer bem da empresa na minha hora de descanso

Bento disse...

Um engenheiro da Carris pegou na caneta e ia assinar o papel quando se apercebe que a caneta estava vazia e de imediato levanta-se e vai ao armário atrás de si buscar duas novas canetas... Simples e saudável... São os clientes que têm que pagar o necessário para o serviço... Não é o engenheiro que tem que comprar canetas ou papel ou tinteiros para a impressora...a partir daí eu deixei de preencher a folha de serviço... Fazia o meu trabalho que é conduzir... Não comprei mais nenhuma caneta... Não tinha caneta no carro paciência

Bento disse...

Há uns dias que não preencho a folha... Um colega que me rendeu cruza comigo e começa a buzinar.... Oh Bento.. Não preenches te a folha... Oh Bento ???