22/08/2010

Diz o artigo 233º

O Manuel, motorista na STCP, tem um único dia para estar com a família, esta semana calhou o Sábado. Levantou-se às 11 disse olá aos filhos e à esposa e foi levar os cães a dar um pequeno passeio.

Por volta das 14h00 acabou o almoço, a esposa quer ir visitar os pais mas, o Manuel tem de estar a pé às 23h30 a fim de ir pegar ao serviço às 00h30, para isso precisa de se deitar às 16h00 ...??? É que o Manuel trabalha na STCP onde é prática corrente a constante alteração de horários sem respeito a qualquer regra.
Ora vejam, a Lei diz que a seguir ao dia de descanso o motorista deve ter no mínimo 11 horas, precisamente para impedir as empresas de fazerem o que querem e prevenir acidentes por falta de descanso.

No caso do Manuel, caso real, mesmo que o quisesse não conseguiria adormecer Às 16h, assim este motorista foi visitar os sogros, passou a tarde "a tentar descontrair" mas, sabendo que às 00h30 tinha de estar a conduzir não o conseguiu.

O Manuel jantou apreensivo e distante, deitou-se um pouco no sofá e lá foi, às 00h30, conduzir autocarros sem uma única hora de sono ... Nem as 8 horas respeitam. Vale tudo. E a segurança?

6 comentários:

Ribeiro do Snm disse...

11horas de descanso? para quê? isso é para quem não tem um acordo de empresa como o nosso, motorista stcp não precisa descansar tanto...já tem no organismo defesas para nao precisar de dormir, comer, ir ao wc, e estar com a familia...viva a stcp e os sindicatos gameleiros...

emanuel11806 disse...

o manuel tem um é atras e digo-vos fiz uma directa pus em perigo pessoas e bens mas filo e fiz queixa na ACT e peço que todos façam o mesmo e desde já aviso na proxima vez que isto aconteça não vou e ponham-me outro processo que eu agradeço

emanuel11806 disse...

e já agora pelas ultimas informações o SNM propós 10 horas de intervalo entre serviços se a lei diz 11 deve ter sido alguem do SNM que foi apanhado a conduzir o burro que está no blogge do lisboeta ou seria o .........burro

Anónimo disse...

Realmente, há vidas em jogo, uma pequena falha e ... quem fica com as culpas é o do costume, o motorista,.
Se os legisladores concluiram após estudos que o MÍNIMO de repouso para os TRABALHADORES é de 11 horas porque raio estará um sindicato a propôr alterar a LEI para as 10?????????? E já agora ...os sindicatos podem alterar as leis? Pensei que só era possível na assembleia da répblubica ... mas se calhar sou um ignorante

De ferias disse...

Nesta empresa o descanso passa ao lado e quando acontece alguma desgraca atiram as culpas para os motoristas... Ja aconteceram nestes 9 anos de empresa varios acidentes graves, onde provavelmente o descanso afectou indirectamente o motorista e nao fazem nada para combater isto???

Estamos num pais um pouco atrasado a nivel de condicoes de trabalho mas com a crise que nunca mais acaba la conseguem ir enganando o povo. Reparem nos lucros dos bancos, como se pode falar em crise, vivemos num periodo pior do que a escravatura onde o poderio financeiro tomou conta de todos nos...

EDUARDO11319 disse...

ao Manuel,dois conçelhos:dar uma senha diaria ao cao para passear .e comprar um comercial de dois lugares.porque foi assim que desmarquei a minha sogra.quanto ao resto,ha nesta empresa muitos MANUEIS que como GARIMPEIROS que sao aproveitariam os periodos alargados de descanso para ao inves de trabalhar 14 H dia.fariam 40 dias mes... quanto ao cerne da questao continua paulo' es aquela melga que rezo para nunca se inventem desparatizantes.