16/04/2011

Primeiro a segurança ou o LUCRO?

De acordo com dados do plano NACIONAL de PREVENÇÃO RODOVIÁRIA do MINISTÉRIO da ADMINISTRAÇÃO INTERNA (http://www.ansr.pt) a fadiga é um factor intrínseco que origina a redução das capacidades cognitivas, prejudicando a vigilância, a atenção, a percepção, o tempo de reacção e as tomadas de decisão, PROCESSOS CRUCIAIS PARA UMA CONDUÇÃO SEGURA.
A fadiga está intimamente ligada à sonolência, estado do maior perigo para a segurança.

- Quantos mais acidentes houver mais entraves nos colocam para acesso à nossa profissão, pois ninguém põe em causa os patrões, a culpa é sempre, sempre do mesmo. O patrão que ameaça, pressiona e obriga o motorista a conduzir sem descanso fica impune, em caso de acidente limita-se a arranjar outro funcionário e a guardar os lucros.

Há empresas certificadas que violam sistematica e deliberadamente todas as normas de segurança.... e nem as autoridades com competência parecem se incomodar com tal (ACT).

12 comentários:

emanuel11806 disse...

na stcp isto não acontece temos um AE, plataformas de entendimento,protocolos,entendimentos bilaterais, acordos de principio,anexos, fod.... já me perdi.

EDUARDO disse...

plano nacional.acordo de empresa,certificações de higiene e segurança,normas de conduta,cordialidade entre trabalhadores,hipócrisia entre motoristas e chefia,blogs sem palavrões,silencios sobre agreções fisicas,busca de apreço entre os pares,medo,anonimáto,e o MARCO ainda não morreu!eu não vou p\ ilha||mas fod..a-se.há silencios imperdoáveis.coerência meninos,coerência.ser homem é outra coisa,e não tá escrito!

Anónimo disse...

Tanto quanto sei o Marco está bem, apenas um pouco espalmado, não convém fazer filmes de coisas tão banais.
Quando um motorista é agredido por um passageiro é coisa normal, acontece.
Sei de um motorista vitima de uma agressão que pediu apoio juridico à empresa e o mesmo foi-lhe negado, disseram-lhe que só tinha direito a apoio na condição de arguido !!! Se o passageiro o acusásse é que a stcp o podia defender !!!

Anónimo disse...

Anote-se que quer o Cód. Trab. de 2003 quer o Cód. Trab. de 2009 continuam a proibir que os instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho contrariem normas legais imperativas — arts. 533.º, n.º 1, alínea a), e 478.º, n.º 1, alínea a), respectivamente.

Como já foi referido, nos termos do art. 6.º do Decreto-Lei n.º 519-C1/79, de 29 de Dezembro, os instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho não podiam limitar o exercício dos direitos fundamentais constitucionalmente garantidos, contrariar normas legais imperativas nem incluir qualquer disposição que importe para os trabalhadores tratamento menos favorável do que o estabelecido por lei.

http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/747c6a16cc26a029802577fc0039b093?OpenDocument

Anónimo disse...

Ai este último anónimo anda a ler.E mais importante nisto é um Juiz ke diz isso. Pior do ke isso é ver Sindicatos assinarem coisas contrárias À Lei e ainda por cima a troca de nada zero nestum nickles.Os Acordos servem para negociar certas matérias não coisas abaixo da Lei pois a Lei pode e manda.

Anónimo disse...

viva o eduardo, ele é que o verdadeiro mestre da amd. os restantes nao percebem nada disto

HPImagens disse...

para que conste,sou assoc.nº12012 do strun.com a amd tenho somente grande empatia e apenas com alguns dos seus membros.há algo que todos nós vamos perder por vocês,sócios,não se empenharem;não em mestres;mas no apoio que o P.B. merecia.e era tão facil bastava amizade sincera,e solidariedade sem medos.concertação de ideias nem que isso desse ressaca no dia seguinte...Agora mestre,nas caxinasnas,é o chulo da traineira...

EDUARDO disse...

eduardo,sócio 12012 do strun,empatia com amd.desiludido com o que prometia ser diferente.mestre serve nas traineiras das caxinas.nos sindicatos servia melhor concertação de ideais;nem que isso desse ressaca no dia seguinte!

Anónimo disse...

Pouca conversa,ninguem tem culpa de o paulo andar perdido e o EDUARDO ter mais capacidade, embora tenha o problema dos favaios, mas isso é outra história. parabens aos dois estão msmo bem nas suas convicções.
ou seja a AMD é o melhor sindicato do mundo senão mesmo do UNIVERSO. viva amd

Anónimo disse...

Realmente as pessoas que escrevem aqui não percebem nada da agricultura, não admira que o P.B. se tenha desanimado, e que queira ir pa ilha...ou será que vai para a aldeia? aguardo palpites...

Anónimo disse...

sim de facto eu nao me identifiquei, mas se disser que me chamo RUI ja estou identificado.Tu é que és um inutil e ajudaste o paulo bento a estar na situaçao que esta.

nome: eu proprio

Anónimo disse...

Pois é graças a estes apoios o dito mestre ja se despediu. porque terá sido? Pressoes da empresa ou simplismente se acha tao superior que nao esta para ser um simples motorista? por fim que irá fazer o grande sábio no futuro?