27/05/2019

O DESPERTAR.

Queres a Verdade? . . . .não vás na letra de ninguém . . . . Pesquisa; lê . . . Analisa e tira as Tuas próprias conclusões . . . . Chama-se a isto o despertar . . . Quando começas a ver com a Tua Mente. . .

Artigo 203.º
Limites máximos do período normal de trabalho
1 – O período normal de trabalho não pode exceder quarenta horas por semana,

4 – Os limites máximos do período normal de trabalho podem ser reduzidos por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, não podendo daí resultar diminuição da retribuição dos trabalhadores.

..................( Podem ser REDUZIDOS ) ..... não podem ser aumentados, as leis servem para haver respeito e ordem, caso contrário cada empresa fazia horários de 10h00 ou 12h00 aproveitando-se de pessoas frágeis e na miséria.
............ Sindicalistas decidiram por Ti que era melhor trabalhar com banco de horas negativos.
A enpresa chama-te a fazer um serviço de 7h35, vens de paços de ferreira, fazes 60km ida e volta e de Lei a STCP teria de te pagar um dia de trabalho.
Com o Banco de horas NEGATIVO a stcp só te paga 7h35, ficas a DEVER 25 minutos, ao fim de uns meses deves 4 ou 5 horas, depois o escalamento atribui-te um serviço no fim de semana com 8h40 para ires pagando a Tua dívida.(???)
Os Sindicalistas recentemente legalizaram esta situação que estava em vigor há muito tempo mas ILEGAL:... Falaram contigo?
Explicaram-te que este sistema é prejudicial e causa desemprego e injustiças?
- De lei, todos os serviços teriam, de ter no máximo 8h00. . . Como é dificil elaborar tais, muitos serviços teriam 7h46 ou 7h52 etc...mas contabilizavam sempre um dia de trabalho.
Teriam de haver mais serviços, mais postos de trabalho e mais extras.
Antes os serviços tinham contabilizados 15 minutos para prestar contas.
Sindicalistas entenderam que isso era prejudicial e autorizaram a empresa a acabar com os 15 minutos, a prestaçao de contas passou a ser feita fora do horário de trabalho.
Isto é ilegal.
Oficialmente estas a trabalhar 42h00 por semana..... proibido por Lei. ... tudo tem de ser feito dentro da 40h00 semana.
mais as deslocações que estas a fazer no teu descanso.... mais o subsidio de turnos que tens direito e não te pagam.
Mais as pausas de 15 minutos que todos os sectores têm menos o Motorista... mais as 35h limite semanal afecto ás regras da função publica...os de Coimbra observam as 35h00, e os de Braga...tantos sindicatos e tanta discriminação em tantas empresas.
Somos todos da função publica para os cortes e congelamento????
atão????
A Ordem dos enfermeiros meteu em tribunal o Estado português por discriminar trabalhadores, uns nas 35h00 outros nas 40h00... e ganhou.
o Problema está em Ti e em quem esmiuça lances de futebol....enfim...continua assim.

6 comentários:

Eduardo Ribeiro disse...

Tens razão BURRO, eu tou contigo... não tás só---AGORA importa também saber como é que depois de exortar a malta se consegue que as justas e mais do que justificadas reivindicações dos trabalhadores são escutadas e bem representadas. Quando temos ORT"s que continuam a ter como primeira preocupação a sua própria existência(cousa que ultrapassa muito além os verdadeiros interesses dos trabalhadores) COMO é que é que se mobiliza cada um dos pares para que a CONTESTAÇÃO se faça NOTAR? Há em cada um de nós um traidor á própria causa! De cada vez que o motorista acede ao contacto de TMV para que estenda o seu período normal de trabalho, está a trair uma causa fundamental que é a RECUSA...coisa que se quereria em maioria nominal de homens conscientes. MAS AS BESTAS DE NORA existem! muito haveria a dizer... Tenho dito...

Eduardo Ribeiro disse...

O despertar para questões jurídicas,laborais ou contestatárias são duma importância tal que qualquer movimento ou divulgação são sempre bem vindos! a orquestração desses mesmos movimentos é que, por vezes, falha... A unidade na acção é de importância tal; que se não houver cumplicidade entre os trabalhadores nas questões a reclamar, a reclamação deixa de ter força para ser analisada!
Aqui neste sitio, que está inter-ligado ao SMTP,tem de se dizer que Aconteceu ontem, uma assembleia geral com a ordem de trabalho de expulsão dum dos seus fundadores e ex. dirigente... O que se depreendeu é que num assunto de tal importância quase nenhum dos trabalhadores filiados (que rondam as duas centenas) se dignaram a tomar parte da decisão que teria de se tomar! COMO é que se pode pedir UNIDADE sindical contra o patrão quando se depreende que não participam na CONJUNTURA da própria organização???
Eu enquanto TRABALHADOR e SINDICALISTA, lamento MUITO a falta de solidariedade que havia de assentar nas causas comuns, nas cumplicidades descomprometidas entre HOMENS que dedicam o seu tempo ás causas, independentemente das circunstancias que levam muitos dos dirigentes a vaguear nas suas convicções e que muitas das vezes se desviam dos interesses dos trabalhadores que representam.
Em suma: O autor deste blog não tem autoridade de critica sobre a atitude de qualquer um dos que decidem em nome do sindicato que criou, porque por omissão abandonou o apoio devido ao que o substituiu, e FALHOU num principio primário,, o da sustentação da unidade e conjugação de interesses COMUNS para que os trabalhadores se sintam bem representados.
Afirmo que um dos maiores defeitos do sindicalismo actual é a concentração prioritária em manter a estrutura, ao invés de se esforçar em se concentrar naquilo para que foi criada; a defesa dos interesses dos trabalhadores!
Acima de todas estas considerações continuo a achar que antes dum sindicato forte e convicto tem de haver uma ligação muito forte de convicções entre os seus dirigentes como se fosse uma irmandade!! ESTE novo SMTP está cada vez mais longe disso,,e ao expulsar o meu amigo EMANUEL CAMPOS, pelos factos que alega, cada vez se parece mais com um clube com assento na torre do que um sindicato democrático e com abertura a todas as criticas que deveria saber estar sujeito.
ABRAÇO-

Bento disse...

Só há evolução se quiseres.
É de Ti que se trata. . .
Se tivesses gosto em informar os Trabalhadores metias no comunicado o artigo 132 ( resumo ) e o resumo da decisão do processo que o Emanuel ganhou.
Bastava dizeres ( confirmado pelo Tribunal do porto que as horas de formação referidas no artigo 132 convertem_se em DINHEIRO a favor dos TRABALHADORES.
Tu próprio não sabes ao certo se é o 134 ou 32 .... Os trabalhadores não sabem porque tu não metes_te no comunicado informaçao clara e objectiva.
Se fizesses um comunicado simples e imprimisses 400 ou 500 folhas GARANTO QUE OS TRABALHADORES ESTARIAM MAIS INFORMADOS E ACTIVOS E HAVERIAM MUITOS A AVANÇAR PARA TRIBUNAL.
há muito mais a dizer mas . . .
O smaq exigiu subsidio de turno para os seus associados. . .
Recebem mais de 150 euros.
Enquanto tu andas a acompanhar novelas brasileiras.

Unknown disse...

Gooooooooodbye SMtrampaP

Bento disse...

Todo aquele que vive na mentira acaba por colher as consequências.
Os corruptos não querem os Trabalhadores informados . . .logo evitam ao máximo fazer comunicados.
Mas não stresses. . . O que Verdadeiramente importa é que este sistema levou a melhor sobre Ti.
. . . vais penar mais uma ou duas reencarnações. . . mas pronto . . . a vida é tua.
Pra.mim fechou a loja.
Tenho de seguir em frente . . . evoluir.
Abraço

Eduardo Ribeiro disse...

:) AI! Tinhas loja aberta e não dizias nada!...Eu não sei explicar porquê mas quanto mais te irritas mais eu gosto de ti,a respeito da VERDADE ou da MENTIRA há uma citação que muito me agrada, e que diz respeito aos presunçosos:
" Como é que um homem com 2.20m de altura pode achar que é alto se passa a vida a olhar para baixo?"...ABRAÇO, Cão.