25/02/2010

O nosso cérebro tem limites.

-Hoje pelas 9h00 entrou-me um colega no Hospital de São João ... estava a fazer uma série de eletroêncefalogramas com intervalos de 2 horas, ia passar o dia no Hospital, fazia um exame ia dar uma volta e lá voltava.
O colega tem 42 anos anda no F3 e os exames foram motivados pelo excessivo cansaço que sente dia a dia, diz que tem de verificar 3 e 4 vezes o serviço para o dia seguinte, que antes não era assim, sabia quase os horários todos de cor.
Quando lhe perguntei se estava de baixa responde negativamente com o semblante distante e cabisbaixo, então é dia de descanso? Também não, o sr. eng. deixou-me gastar um dia de férias.
E vem-me à ideia que nós, em vez de criticar os eng's, devia-mos de vez enquando por-nos no lugar deles...ora vamos lá tentar.
Se fosses eng. e precisasses de fazer um exame punhas um dia de férias, trocavas o dia de descanso ou pedias serviço compatível?
Pera- Vamos-nos por no lugar de um empregado de escritório das antas ...tens de ir a uma consulta com o teu filho, como fazes ...dia de férias?
Calma - Trabalhas numa empresa qualquer e o patrão precisa que vás a tribunal ...será que te obriga a ir no teu descanso?
- Aparte as brincadeiras, descansem mais, desliguem a tv e saboreiem a vida com mais calma.

6 comentários:

Germanovski disse...

Isso tudo é por causa da troca constante de horários, principalmente quem anda encaixado. Nesse aspecto o escalado ate tem melhor sorte...charutos todos os dias do meio dia as 22h, mas ó menos come e dorme sempre as mesmas horas...O ideal era alterar a ordem dos serviços e pôr as folgas todas juntas e os rendes todos seguidos,na minha opinião melhorava muito a saude dos motoristas.
Será que só eu tenho esta ideia? ou será que existe outro motivo oculto para não fazerem esta alteração?

Eduardo 11319 disse...

Era uma vez, uma jovem formiguinha com alter ego, como defeito, mas com muitos predicados: coragem, empenho, lealdade, disponivelidade, etc. vivia na selva e claro fez muitos amigos.depois de anos de cio pois ninguem se interesava pelo seu baixo estatuto...encheu o peito agarrou no pau,e venha o bicho! apareceu um elefante!com os amigos abater palmas,avançou de pau na mao,sem medo...foi parar á mer... o caminho era largo.

Anónimo disse...

Bons e maus hábitos na hora de dormir(SÓ PARA OS ENGº STCP)
1. Tenha seus rituais

Crie um ritual agradável para a hora de dormir. Tente meditação, relaxamento, oração, ou outra técnica de controle da tensão. A leitura não relacionada com trabalho ou problemas é bom hábito.

2. Não olhe o relógio cada vez que acordar

Este mau hábito acrescenta sofrimento à tortura de uma eventual noite de insônia. Se seu relógio for daqueles com mostrador luminoso cubra-o ou deixe-o virado para o outro lado.

3. Leve em conta o efeito do exercício

Um programa constante de exercício melhora o sono, e por isso atletas têm sono mais profundo. Entretanto, um único dia de exercício pode tornar o sono superficial. O melhor horário para exercício seria até 6 horas antes de deitar. Uma questão que ainda intriga os pesquisadores é que pessoas que passam vários dias de cama também sofrem aumento de sono profundo, como os atletas.

4. Durma em ambiente escuro e silencioso

A quantidade de ruídos que cada um tolera depende de diversos fatores. Também é importante o significado do ruído. Uma mãe desperta mais rápido com o choramingar do bebê do que com o ruído de carros. Idosos acordam mais facilmente que os jovens, e de um modo geral, as mulheres despertam mais facilmente que os homens. Pessoas com sono leve têm maior risco de desenvolver insônia.

Apesar destes fatores, é inegável que luz e ruído prejudicam o sono. Mesmo que a pessoa não perceba, seu sono torna-se superficial. Moradores de vizinhanças de aeroportos perdem em média, por noite, 45 minutos de sono útil (sono REM e sono profundo). Se não puder escapar da luz ou do ruído, máscaras e tampões de ouvido podem ser a solução.

5. Evite calor ou frio excessivos no quarto de dormir

Frio e calor são bem reconhecidos como perturbadores do sono. Temperatura abaixo de 17 graus causa sonhos desagradáveis e calor acima de 29 graus causa mais despertares e movimentação. O clima favorável ao sono é o de temperatura amena e pressão barométrica baixa, quando o dia "está para chuva". Mas quem não sabia que um dia nublado, úmido pede uma boa soneca. Nas noites frias, um banho quente e prolongado soluciona os pés frios e relaxa.

6. Não durma com fome

O valor de um copo de leite morno ao deitar tem base científica. O leite é rico em triptofano, que é um percursor da serotonina, uma substância envolvida no processo de sono. Sabe-se que ratos após 6 a 11 dias de dieta com poucas calorias reduzem o sono e passam o tempo procurando alimento. Foi visto, também, que pessoas com fome ou perdendo peso têm o sono da segunda metade da noite um pouco prejudicado. Nem por isso fica liberado o "assalto" à geladeira no meio da noite.

7. Faça refeições leves à noite

À partir dos 16 anos a capacidade digestiva vai diminuindo. O alimento não digerido entra em putrefação no intestino, provoca distensão do abdome, dificulta a respiração, causa roncos, apnéias e palpitações. Após certa idade, a maioria das pessoas naturalmente vão tornando as refeições da noite mais leves. Isto está correto.

8. Use a cama para dormir

A

Germanovski disse...

Este comentário anónimo, de anónimo não tem nada...toda a gente sabe quem tem tempo para pensar nestas coisas...alguem que lhe falta meia duzia de parafusos de estrela;)

Germanovski disse...

Ou serão parafusos sextavados? Agora fiquei na dúvida ...

Anónimo disse...

talvez alguém de um prédio mt alto com a renda mt barata,ou tb pode ser alguém importante com serviços melhorados que neste dia não lhe apeteceu marcar extra e veio aqui opinar..ou melhor transcrever!!