13/09/2011

Calor Humano, Precisa-se.

Faz deste vídeo um dos mais vistos, é o que está a fazer falta ao Mundo, Calor Humano.
Isto, acontece porque este motorista faz a mesma carreira todos os dias. Em Portugal os motoristas trocam de carreira e de horário todos os dias, têm de memorizar km's e km's de estradas, paragens, desvios etc.Obviamente a cabeça não dá para tudo, aliado à falta de descanso e ao stress contínuo temos irritação fácil, esgotamentos e depressões a granel. Sei de vários colegas que foram medicados pelo "médico" da empresa com Xanax (!!!); só para tomar à noite (diz o "médico"). E posso conduzir sr. Dr.? Claro, claro. (diz o "médico").

19 comentários:

emanuel11806 disse...

está altamente em Portugal em vez de flores tinha levado dois socos pois na paragem dizia 14.35 e ele passou ás 14.30

P.Bento disse...

Tribunal da Relação considerou ilícito o despedimento, pela transportadora Vimeca, de um motorista de autocarro que matou um peão na passadeira depois de ter estado mais de 14 horas ao serviço. O trabalhador vai agora ser julgado por homicídio por negligência, estando a empresa a exigir-lhe que pague os custos da reparação do veículo, que ficou danificado no acidente.
Quando se levantou, "de madrugada", o condutor do autocarro não sabia que aquele Dia havia de revelar-se fatídico. Para ele mas sobretudo para o homem de meia-idade, que não resistiria ao embate com o autocarro de 18 metros que conduzia na Estrada de Benfica.
Pegou ao serviço eram "6h25". . Está quase a chegar ao fim da longa jornada e é já noite outra vez quando a tragédia acontece:20h45 . Como é possível uma empresa convidar motoristas a fazerem 14h30 de condução? Nem deviam permitir tal. Agora vai o homem ser julgado por homicidio.

EDUARDO 11319 disse...

neste pais é assim.o trabalhador precisa,o patrão patrocina as ilegalidades,a policia tem mais que fazer,a medicina de trabalho afere qualquer surdo,os chefes pressionam,os políticos exigem sacrifícios,os clientes esses querem tudo.
e no fim,vem dizia,ZECA AFONSO."depois dos chacais vem os tribunais..."
e assim vamos,com medo das mudanças,e a criar os filhos para nos substituir.

EDUARDO 11319 disse...

Para o SNM :
concelho de ministros
decreto legislativo nª5/2007 cod.laboral art. 3ª
principio tratamento mais favorável
"as normas IMPERATIVAS do presente código podem ser afastadas por instrumento de regulamentação colectiva de trabalho,ou simplesmente contrato individual,quando do mesmo o trabalhador entenda ter condições mais favoráveis de trabalho"
mas eu náo sou preto,e a lei que transcrevi é de CABO VERDE...

Anónimo disse...

Mayday,Mayday,Mayday, A STCP acha que não deve e NÂO APLICA as 11 horas de intervalo aos ESCALADOS,há motoristas de 1º e outros de 2ª,é ver a escala deste fim de semana, QUEIXA JÀ PARA ACT

P.Bento disse...

Atenção pessoal a Lei é para todos e a STCP não pode violar, escalar motoristas sem o MÍNIMO de descanso previsto na Lei não se coaduna com a postura de uma empresa certificada em SEGURÃNÇA.

DEVEM TODOS OS LESADOS INFORMAR POR ESCRITO A C.T. A segurânça não é para brincar.

EDUARDO 11319 disse...

qual maiday,ou escrever á ACT?tornem´se homenzinhos e recusem a escala,que sai com 48 horas...ou só se dirigem á chefia quando isso náo faz onda!ou será que é falsa questáo e foram alteraçóes de serviço a pedido?
é incrível quando os motoristas de 2a ,como este colega se cataloga ,se váo queixando no anonimato,á espera que alguem reclame por eles,para ver se chegam a mot.de 1a. pela sombra...

P.Bento disse...

Mais um acidente mortal envolvendo um Autocarro da stcp, os engenheiros de certeza que têm as 11h00 de descanso, e de certeza que não se vão chatear nem um bocadinho com a familia da vitima ou com o motorista, ainda vão é ponderar se hão-de despedir o homem.
Os verdadeiros criminosos almoçam a horas, todos os dias, sem stress. Sem responsabilidades, impunes.

Anónimo disse...

MEUS AMIGOS MAIS UM ACIDENTE ENVOLVENDO UM AUTOCARRO DOS STCP EM QUE UM PEÃO FOI ATROPELADO, MAS FELIZMENTE NÃO FOI TÃO GRAVE COMO O QUE O ANTECEDEU!

P.Bento disse...

Se todas as normas de segurânça fossem cumpridas e melhoradas decerto haveria menos acidentes.
Se dessem mais tempo nas carreiras, se deixassem os MOTORISTAS descansarem o MÍNIMO exigido por Lei etc.
A administração da STCP continua a brincar com a segurânça rodoviária, temos várias denúncias de motoristas a serem escalados sem as 11h00 MÍNIMAS. A administração da STCP pode e deve refutar, comentar e ou esclarecer esta acusação.

EDUARDO 11319 disse...

a administração peca por náo exigir competências!é que a parte económica esgota~lhes o tempo.e delegam a operacionalidade a quem náo responde por resultados.
senáo vejamos:
MOTORISTA,trava ou acelera milhóes de vezes.(aferido)
MEDICINA DE TRABALHO,póe carimbo de sanidade em muitos que eu recuso boleia... (deficiente)
FORMAÇÁO,pintar quadros??aos anos que eu náo aprendo nada!!(deficiente)
CHEFIA DIRECTA,como nunca percebi a sua utilidade!(deficiente)
GABINETE DE SEGURANÇA,nunca deu resposta aos inquéritos dos trabalhadores,e se intervém,é no prazo dos extintores.(deficiente)
APOIO PSICO SOCIAL,usar barba tratada e sapatos sóbrios,e ter a (nobreza)de dar a outra face a qualquer agressão! (deficiente)
se eu matar alguém respondo por mim.é bom que a ADMINISTRAÇÃO assuma esta cadeia de deficientes,e náo venham sempre com a falha humana!!!individualizada.porque isso é expiar culpas.
CAMARADAGEM,gastava muitas páginas...(deficiente)

Anónimo disse...

lol oh eduardo voçeeeeeee lol
os 20 motoristas já não vão entrar,com o défice de efectivo que esta empresa tem ira acontecer seguramente... a empresa terá reduzir serviços ou entregar parte ou a totalidade da empresa ao privado pois já se encontram há mt tempo com um défice de efectivo que se tem traduzido por folhas e folhas de horas extras,convites por msg de tlm e consola,conta os inspectores À forçanga convidarem os mais novos e a contrato?não?ok...juntando essas situações á situação da idade de mts motoristas que iram embora este ano e no seguinte..façam as contas..ora bem...se já há défice..continua gente a ir embora...hmmm n interessa pah...o que interessa é falar das 11 horas para dispersar a malta do que realmente importa pois as 11 horas nem se devia falar...é de LEI...ponto final...

EDUARDO 11319 disse...

Em 2007,apesar das reclamaçóes,toda a rede foi alterada,e JUVENAL PENEDA,pagou a uma universidade um estudo de mobilidade,que fundamentou as alteraçóes,com transbordo fácil e periodicidades de 10 minutos na oferta das carreiras.
Em 2011,se tomar em conta,que por ex.o nocturno da 503,é de 80 em 80 minutos.e só opera 1 carro,susceptível de avariar ou atrasar! quase náo é preciso efectivos para a empresa vender passes!confrontei um universitário para dar soluçáo á mobilidade dum passageiro de guifóes que olha para o horário da paragem há mais de 2 horas.e o jovem aconcelha que o assinante para além do ANDANTE se faça acompanhar de 1 saco cama,porque a partir das 6 da manhá há mais oferta!e a APCER dá autocolantes!e eu sou LOL??

EDUARDO 11319 disse...

mas os clientes da STCP tem ao seu dispor,o melhor da europa,HI.TEC!
E eu falo,camaradas,dos PIP.que em época de contenção de despesas aparecem como cogumelos.
e é assim ,linha 903"1 minuto(e fica assim 1 quarto d"hora)como se o carro largasse áncora!!mas se um inspetor repescar 1 turno para outra linha,ainda é pior,porque todos os turnos da linha desaparecem como se caissem no triângulo das bermudas. ou será que o poste ali ao lado diz 12 minutos de frequéncia e o PIP ,NÁO deve dar o fiasco de anunciar 36 de espera!este investimento náo pode sair desacreditado??
já o motorista pode e deve esclarecer todas as duvidas do cliente!e eu faço como o PIP.fico mudo e mudo tou pó inquerito que me agrafaram no recibo.
HOJE É DIA DE PLENÁRIO.e ao ver tanta falta de convergência em interesses comuns,lá estarei,MUDO.
Abraço,MARCO E P.SÁO BENTO.

Anónimo disse...

que maravilha, se a stcp for privatizada a engenheirada vai-se tramar. mas pergunto e nós vamos ficar nas mesmas condiçoes salariais?
já sei que ides dizer que sim, mas não acredito nisso. porque se a nossa empresa atropela a lei as privadas são bem piores. Mas claro que vós nao sois capazes de ver isso.

P.Bento disse...

Se tu soubesses o teu nome e fosses rico e quizesses comprar uma empresa qual delas escolhias? A carris ou a STCP? Na Carris terias de pagar o ordenado a 1700 motoristas e dar-lhes 1.700 clausulas mensais enquanto na stcp basta 940 motoristas etc. Consegues perceber que quanto mais abaixarmos mais apetecíveis somos para o privado?

11870Roldão disse...

Anónimo caso não saibas existe a chamada irredutibilidade de retribuição, pesquisa na net o que é isso, agora lembra-te de uma coisa prémio diário não é retribuição nem contra-partida pelo teu trabalho prestado, mas há gente que só vê os aereos €€€€ no recibo e esses sim descem o subsidio de alimentação para integrar nos prémios e esses é que nos podem entalar, a mim não, pois caso um dia o outro AE seja considerado nulo vai-me ser aplicado o AE do STTAMP, e aí serei obrigado para me salvaguardar a mandar cartita registada a alegar a irredutibilidade de retribuição é só pra ficar salvaguardado mais nada

EDUARDO disse...

Lá está a velha história,da prostituta que tem medo de substituir o proxeneta,e perder o quarto onde até tem bidé!
sei que tenho vindo a perder há muito.e por via de quem só cria manter mordomias,por isso digam á elite desta empresa que digam a data dos protestos á porta da torre,para eu marcar 1 ponta na 402.

EDUARDO disse...

eu como motorista,pagam me pela condução do carro,o problema é que o STCP é um sorvedouro de muitos outros interesses!
até a BIKE patrocina,que é 1 potencial concorrente! e a clivagem de classes que graça no pais,tem nesta empresa um nicho de trampolim que só os partidos políticos superam!(perguntem ao anáo,marques mendes)
por isto,porque tanto medo,da mudança?
será que tendes medo de perder a influencia(bacoca) de anos de escovice?
eu sou 1 portugués que acha que VASCO DA GAMA,foi 1 garimpeiro que curtia pretas!
eu sou 1 portugués que vejo porches a mais na rua,perante o futuro dos meus filhos.
por isso venham todas e quaisquer mudanças,porque tou cheio de rebuçados:::quando náo ganhar pa comer quem vai cuidar do problema sáo os que me oprimem,por interesse propio...