08/10/2013

Subsídios de refeição

A partir de 2 de Dezembro, todos os trabalhadores das empresas públicas, passarão a receber 4,27 euros.
Parece que os motoristas da STCP, Carris E Metro recebem cerca de 10 euros mas é FALSO.
Explicando os motoristas recebem cerca de 6 euros de refeição mais 3.5 de pequena refeição porque estes trabalhadores não têm instalações para tomarem o lanche como a maior parte dos empregados de escritório.
Explicando; um empregado convencional leva uma laranja para o lanche, a meio da manhã tem 15 minutos para a comer e tem local para o efeito, lavatório e demais condições.
Agora no caso de um Motorista que leve uma laranja não a pode comer na viatura, é proibido, e não tem onde lavar as mãos...ou seja é obrigado a recorrer a um café ou snack bar se os houver nas imediações do local onde estiver e se estiver aberto. Foi para esta resolver esta situação que se optou por dar um subsidio de lanche, pois de outra forma o trabalhador teria de trabalhar continuamente em jejum.
E mesmo assim saem prejudicados pois todos têm 15 minutos para um café da manha, mas os motoristas não têm...não se conseguem desvincular da viatura a 100%.... ora uma pausa só é considerada tal se houver uma desligamento total do posto de trabalho.


9 comentários:

11870 Roldão disse...

Vamos ver o caminho a traçar pela Empresa e por nós.
Akilo que o governo ker fazer é muito bonito pois.... é preciso ter em conta kem anda a dormir e não.

(Vamos estudar isto kom kalma pois entendo que tem que se lhe diga)

I. Ocorrendo justa causa pode o trabalhador fazer cessar imediatamente o contrato, sendo que constituem justa causa de resolução do contrato pelo trabalhador, por facto ilícito e culposo do empregador, entre outras, "a) falta culposa do pagamento pontual da retribuição; b) violação culposa das garantias legais ou convencionais do trabalhador."

II. As leis laborais consagram o princípio da irredutibilidade da retribuição, ou seja, a proibição do empregador diminuir, unilateralmente, o seu montante e de piorar o equilíbrio que deve existir entre a prestação a cargo do trabalhador e a contraprestação de entidade empregadora.

Bento disse...

Estamos a viver uma Pandemia a nível mundial....meninos mimados que desrespeitam totalmente a classe trabalhadora que os alimenta e veste e suporta o nível de vida deles...........................................
São meninos mimados que nunca nunca nunca trabalharam e incrivelmente dizem aos milhões de trabalhadores para trabalharem mais por cada vez menos...

P.Bento disse...

Ao Presidente da Republica Portuguesa; Cavaco Silva e
Ao Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho ....

trabalhai vós por 485 euros/mês.....dái o exemplo .. mostrai-me como viver com 485 euros/mês e a recibos verdes...porque não trabalhais vós a recibos verdes...decerto que (pela vossa lógica) o governo seria mais competitivo...

Eduardo Ribeiro disse...

SUB.ALIMENTAÇÃO.não se fala de outra coisa nesta ultima semana entre os motoristas!vêem tv...e entram em pânico.todos nós em janeiro de 2011,recebemos um documento/anexo ao recibo/que em nome do PEC.mais não era do que o anuncio ,por parte dos sobas que administram o stcp,de que as reduções aqui seriam a doer e o ticket tá lá no 12 parágrafo.quase
3 anos perdidos pelo velho vicio de tentar trocar o nome que antecede os euros no recibo..onde está o sub. de turno ?
o DR. VELEZ vai "teso"ao jogo da concertação.não age pela empresa mas sim pelo ministério ,ou seja não tem nada para nos dar...aliás caga em nós,e 1 bom exemplo disso é que perante greves já nem anuncia possíveis anomalias á oferta...
perdemos nós e a STCP.

Eduardo Ribeiro disse...

ESTA histeria popular perante cortes anunciados na comunicação social,faz metade do trabalho a quem tinha que os impor e oficializar.
(lembro os que morreram afogados na ponte das barcas para fugir p/GAIA,pelo boato de os invasores franceses estarem a chegar.napoleão tava a jantar em CHAVES...e já provocava baixas de guerra...)
temos de ficar tranquilos.a redução salarial pode até ser imposta,mas temos de manter o nosso VALOR,e as 5 horas de condução consecutiva,assim como o fim dos fora das regras,é UMA ARMA !somos pobres,1/3 da vida ao volante,não temos de ser submissos!face aos atropelos temos de deixar de ser estúpidos.santos da casa não fazem milagres.tá na hora de denunciar uma série de acordos que só beneficiam quem nos atrofia.

Bento disse...

Ó Eduardo vê o jn de hoje........uma página a denunciar a violação do compromisso da STCP para com a população ao publicar horários e não os cumprir .......todos os dias são cerca de 40 viaturas que não saiem por falta de pessoal...e tanta gente no desemprego....:

Os administradores da STCP gozam a Lei...Gozam as autoridades e gozam a população ................continuam a forçar Motoristas a conduzirem 14 horas dia....continuam a violar o descanso minimo de 11 horas entre dois dias de trabalho.............e já foram notificados uma vez para cumprir ............mas eles ADMINISTRADORES .....................gozam com o povo....dizem-se acima das leis....

Eduardo Ribeiro disse...

SOBAS,sempre existiram ,e para funções subversivas institucionalizadas há candidatos em fila de espera.se abrir novo concurso para inspector,90%dos teus colegas concorrem...e se o serviço que tiverem de prestar for o genocídio da empresa,fazem-no.não se pode combater isto!...
a STCP,é um calhau dentro da matriz económica do actual governo e presta um serviço a descartar,o social. TÁ MARCADA DE MORTE.
o corte de salários,o aumento dos passes,ou a nomeação de administrações conceituadas,não resolve nada.
o problema da STCP é ela própria ser CLIENTE !de tantas MÁFIAS que acabará sempre com saldo negativo!
claro está que este polvo acaba por dizer que o motorista é absentista,ou tem regalias que insultam o comum do já escravizado português comum, o que não gostam é que se esmiuce os já por si adulterados relatórios de contas anuais.

Anónimo disse...

Eu acho que nós ganhámos mt, aliás nem tenho tempo para o gastar e por isso concordo com os gestores marionetas do governo, só tenho a agradecer de não ter o trabalho de ir aos stands comprar volvos e passats, obrigado

Eduardo Ribeiro disse...

ROLDÃO-camarada,o caminho da empresa tá traçado.o nosso tá longe de ser definido em certezas.
o metro de lisboa, hoje,levantou a greve porque perante os serviços minimos ,náo aceita diminuição institucional do direito ao protesto,a empresa só assegura 25% da oferta ,porque sabe que vai haver faltas! aqui tá a diferença.a 5 0utobro a adesão na stcp ,sem aviso do patrão a possiveis anomalias da oferta,foi de 3%!sem serv. minimos...que irredutibilidade pensas que fará acordar os colegas????nenhuma,são bestas de corte.