19/02/2014

Pouca gente sabe mas é ilegal.

Segundo o TRIBUNAL a STCP tem trabalhadores em situação precária, facto que não se coaduna com a LEI nem com a postura de uma empresa destas( www,tcontas.pt ....n.23/2009 AUDIT).
Pouca gente sabe mas é ilegal ter trabalhadores a contrato, só em 3 situações e por pouco tempo.
-Quando uma empresa é constituída... em inicio de actividade.
-Quando é necessário a substituição de trabalhador por baixa ou acidente.
-Quando haja um ACRÈSCIMO de trabalho temporário...por exemplo, obras, eventos etc...
-Ora a STCP contratou a termo motoristas alegando vir a haver um decréscimo (!!!)... Tarôt talvez.
A Lei não admite contratações a termo com base em possíveis decréscimo...é um absurdo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Artigo 140.º
1 – O contrato de trabalho a termo só pode ser celebrado para satisfação de necessidade temporária da empresa e pelo período estritamente necessário à satisfação dessa necessidade.

6 – Constitui contra-ordenação muito grave a violação do disposto em qualquer dos n.os 1 a 4
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Há Motoristas com contrato a termo à cerca de 4 anos... e outros mais recentes contratados nas mesmas condições já passaram aos quadros...o que recalca a discriminação proibida por Lei e a dupla ou tripla violação da Lei...Sabemos que têm Motoristas a menos, todos os dias ficam carros parados por falta de pessoal...é um absurdo, e tudo porque um contratado trabalha mais, em caso de falecimento de familiar não falta...não baixa...etc...Quem viola a Lei e sabe goza com as pessoas que trabalham.
A Comissão de Trabalhadores deve intervir junto da ACT.

9 comentários:

Eduardo Ribeiro disse...

em 2013 ,24.800 pessoas cumpriram prisão efectiva em portugal.a maior parte destas condenações não resultaram a partir de um autor de queixa,mas sim da acção do ministério publico. a maior fatia das condenações tem a ver com o trafico de droga.
assim sendo e sabendo nos que enquanto houver procura haverá sempre oferta,a questão do crime passa somente por contrariar a lei!
entre vários estudos de sociólogos e outros expertes,sai sempre que a cárcere continua a ser o castigo que melhor leva o prevaricador a repensar a conduta.
temos em portugal mais de 25000 gestores,empresários,engajadores,e outros tipos de xulos que agem contra a lei e prejudicam toda uma classe de conterrâneos.trabalhadores que apenas querem sobreviver com dignidade ,e vêem traficantes de direitos consagrados,engravatados por lobis instituídos,a nunca serem responsabilizados pelos crimes que cometem!
a responsabilidade civil de cada um destes cães não pode continuar a ser transferida para o complexo e abstracto objectivo económico das empresas,ate porque sempre que o tribunal de trabalho aplica multas,quem as paga e o STCP!e se de cadeia se tratasse.......

Anónimo disse...

Se vives numa cidade e não és auto-suficiente nem eco-suficiente então dependes e beneficias da escravatura de outros povos...é um facto.
Mais_ Como pode um líder decidir livremente contra o sistema se existem milhões de Portugueses dependentes dele... se a China ou a Rússia ameaçarem o fecho das torneiras de Gáz e alimentos como pode um governo alimentar no imediato milhões de Portugueses que vivem nas cidades e DEPENDEM do trabalho escravo...e vai ao frigorífico e diz se não tens lá uma lata de feijão made in Talandia...ou diz-me o que tens aí em casa que tenha sido feito por Ti ou pelos nossos.
_
Dizemos não à Troica? ...dizemos Não ao Capitalismo ... se houver um crash económico safas-te sem esquentador...sem agua... sem frigorífico?
-
Queres Revolução ou queres manter o mundo conforme está?...tens 2 telemóveis, tens cinemas, tens agua quente, chocolate, perfumes, after-schaves, Mp3's, mp'4,.

Evolui....começa a pensar na Tua quota parte de parasita e muda a pessoa que mais importa neste Mundo.
------------------------------È de Ti que se trata.-----------------------

Eduardo Ribeiro disse...

Era bom que todo o pescador usasse colete.
era bom que todo o aviador usasse para,quedas.
NAO ADIANTA DIZER QUE O HOMEM NAO FOI FEITO PARA VOAR,OU ANDAR NO MAR!
alias,so e digno de ser apelidado de HOMEM,aquele que dentro do seu nicho faz por mudar aquilo que o afronta,sem nunca por a questao de culpar origens ,ou pior ainda pressupor que vai mudar o mundo.
na stcp ,temos 3 tipos de motoristas!
os que aceitariam a farda de pai natal o ano todo.
os que sempre recusaram o uso do craxa.
e outros,poucos,que acham que o porto deveria ser uma cidade pedonal.......sem transportes!!

Anónimo disse...

E há espaço no mundo para toda a gente ...desde que não se prejudique ninguém.

Eduardo Ribeiro disse...

o silencio nunca incomoda...mas a inercia de tanta gente prejudica todo um espaço! esta paz podre que vivemos na STCP ,só terá como resultado mais e mais perda de retorno do nosso esforço de trabalho dentro da empresa,e alguém vai ficar com essa parcela... ate porque todos deveríamos saber que dentro das contas da nossa empresa ,se compararmos o pagamento de prestações de serv. com a remuneração dos motoristas,vemos que somos uma parcela desvalorizada!
claro deveria estar que o silencio se traduz em paz social,e inerente aceitação como bestas de nora,ao galopante atropelo de todos direitos laborais por parte de administradores ,cães, que agradecem todo o coaram !sendo que os objectivos que querem reportar nao se compadecem com humanismos.
alias ja se riem dos protestos,e ate perante greves a 100% refutam responsabilidades.
este mundo terá sempre espaço para quem explora o próximo,para aqueles que nao sabem vem em que parte do cabaz estão..e aqui temos sindicalistas..o que mais me incomoda e ter de partilhar o meu espaco com pares meus,que desistiram de se afirmar enquanto gente!tendo razoes de sobra para FALAR,

Eduardo Ribeiro disse...

as paredes das garagens estão cheias de processos disciplinares,com o nome e respectivo num.mec. alguns desses proc. são anedotas que muitas das vezes os tribunais anulam...
mesmo assim a retratação nunca aparece!!e este espaço submisso da não reclamação com invisibilidade colectiva,deixa o processo de luta com vantagem ao BOI!ate porque quando aplica ,apenas aplica.quando sai sanção #e isso da muito trabalho a conseguir# a empresa responde por eles...e normalmente o elo mais fraco aceita o caso resolvido sem abrir precedentes.abdica dum pedido de desculpas ,etc.
vivemos tempos que o simples trabalhador tem que ter em conta o fabrico de hipotéticas falhas!!sendo que muitos nao justificariam a sua função sem reportar anomalias. EU SEI DO QUE FALO,e tou cheio de partilhar o PORTO,com tanta merda...

Anónimo disse...

Homogeneidade
Uma corrente é tão mais forte quanto o seu elo mais fraco.

Que ninguém seja menos que Tu.

Se achas que deves ganhar um cêntimo a mais que um Mineiro estas a desrespeitar a Humanidade e a ser incoerente.
Se dizes que o Teu filho é mais importante que o Meu estás a provocar divisões e conflitos.

Um Actor não é mais importante que um Pescador.
Um Chefe não é mais importante que um Trabalhador.
Um Jornalista não é mais importante que um Bombeiro.
Um observador de futebol não é mais necessário que uma empregada de limpeza.
Um Treinador não é mais importante que um Agricultor.
Um Presidente não é mais necessário que um auxiliar de Enfermagem.


Em Verdade Te digo: O Meu filho não é mais importante que o Teu.
Em Verdade Te digo: Um litro de Leite tem o mesmo custo para um Presidente como para um Mineiro.
...Qual deles precisa mais de leite? Qual deles ficará com doenças...qual deles é mais necessário?

Procura a Verdade e a Verdade te libertará ... Tem tudo a ver com o propósito da Vida, depois de o conheceres tudo se encaixará.

Eu AMO_TE NABO...URSO... fecha os olhos e concentra-te na pessoa que mais importa neste Mundo.

"Mestre Hestu "

Eduardo Ribeiro disse...

no coment.

Ordenado Único disse...

EXPECTATIVA .....Protestos, insultos e tumultos são ...
Observa e analisa sem pressas e sem preconceitos:
Os Palestinianos protestam há anos____ Os Tibetanos rezam há anos pela liberdade.___ os Birmaneses igual.___
Um dos principais anestésicos dos poderosos é a Expectativa.
Os Palestinianos esperavam que a Palestina fosse aceite na ONU como nação___ e foram, mas continuam a ser oprimidos.
Os Tibetanos, viram o Dalai Lama ser nomeado para o prémio Nobel da Paz...ficaram na expectativa, se lhe fosse atribuída tal Honra as coisas mudariam e a China sentir-se-ia pressionada ... continuam oprimidos.
A Birmânia também foi "premiada" com um prémio Nobel da Paz...vai ver como estão os Birmaneses...
Negociações, Leis, protestos, rezas, tumultos, berros e insultos não me parece que tenham resultado prático...antes pelo contrário... Os Palestinianos berram e insultam e o que eu Vejo é Israel mais forte, mais preparado e unido ... inauguraram à dias o maior Hospital subterrâneo do mundo.
É de Ti que se trata vem