28/04/2014

R E S P E I T O por quem TRABALHA

França proíbe contactos com o chefe fora das horas de trabalho

E se, terminado o dia de trabalho, o trabalhador ficasse desobrigado de aceder aos emails e atender o telefonema ao chefe? Utopia? 
Nem por isso. Em França, sindicatos e patrões do sector da tecnologia, engenharia e consultoria assinaram, no início deste mês, um acordo que reconhece o direito do trabalhador a ficar offline.

Só ao fim de seis meses de negociações é que as federações patronais das empresas francesas de engenharia, informática, consultoria e estudos de mercado (Syntec e Cinov) se puseram de acordo com os principais sindicatos do sector: a Confederação Francesa Democrática do Trabalho e a Confederação Francesa de Quadros Directivos. Juntos concordaram somar ao famoso acordo de 1999, que fixou as 35 horas de trabalho semanal, uma cláusula que estipula o direito à desconexão das ferramentas de comunicação à distância. O objectivo é claro: garantir o respeito pelos períodos mínimos de descanso dos trabalhadores previstos na legislação.

4 comentários:

Eduardo Ribeiro disse...

borda merda para o dono do blog,odeio administradores.
o bom censo nao e falar uma coisa e temer que a divulgação escrita seja comprometedora...isso e COVARDIA!

Paulo Bento disse...

URSOOOOOO
Já tenho net

Eduardo Ribeiro disse...

carta aberta a CT.
SOIS UMA VERGONHA!

como se não bastasse saber eu que na vossa diversidade representais mais as orientações politicas e sindicais que os interesses dos trabalhadores em si ,ainda tenho de assistir a traições e facadas nas costas dentro do vosso grupo!!!!!
sei que parte da culpa tem a haver com a minha preguiça de participação! o que se estende a maioria dos trabalhadores,mesmo assim não estais mandatados a fazer o que vos apetece dentro de lobis mais ou menos organizados.nem o absentismo dos trabalhadores na cidadania pode dar a CT abertura a representar outros interesses !esses sim atentos a resultados.
se pudesse anularia as eleições de 14.5.2014,pelo facto de varias irregularidades,que tem acontecido!
desde a tentativa de capitalização,absurda, de a maioria de subscritores nas assinaturas inicias para legalizar listas que vejo e traduzo a vontade de ganhar na secretaria o que so tem validade nas urnas.
vejo ainda que depois do dr. velez ameaçar tomar conta dos (abusos) nas dispensas legais ,sois vos propios que estão dispostos a destituir um camarada!!!!! por irregularidades que nao hesistem!!!!!! e que grande parte dos trabalhadores praticam!(biscates) ja o ano passado a CT entrou no campo da concorrência operacional !e a vossa função não e essa... a menos que estareis dispostos a representar interesses que so vos desviam do objectivo principal,a DEFESA do proletariado dentro da STCP.
outro dos absurdos a que assisto e ver dentro das listas candidatos em posição elegível com poder executivo para deferir processos disciplinares como chefia,e concorrerem a pretensos defensores,,,faltam poucos dias para que o vosso mandato acabe,e nem sei vem porque mando este mail.ou será que depois de 14 de maio terei que reenviar aos MESMOS.................

Eduardo Ribeiro disse...

os resultados económicos a reportar dentro do stcp,tem cegado administradores que só estão la porque servem na perfeição pela miopia social .depois dentro da pirâmide hierarquia o contagio vem porque haverá sempre quem esteja disposto a não ter olhos.como a engenheirada nao consegue inventar nada,vem o velho método de ter a criadagem por perto...ja nao bastava a chefia de proximidade,que deu pouco resultado operacional ainda assisto ao abuso do contacto via tmv,muitas das vezes fora do horario de trabalho,que juntamente com o ensaio de serv. de ordens dentro dos grupos mais nao e do nos transformar em operacionais ,tipo sapadores!!!!e o preco dessa disponibilidade tera créditos nao no motorista mas sim no chega rebos (chefes( que tem a capacidade de induzir o motorista a fazer o trabalho de dois..
a conturbada eleicao da ct,nao invalida a minha satisfação pelo resultado...tem muitos putos e isso pode ser bom!estagiai e la para Setembro bombardearei com ideias que tereis de auscultar,por direito meu,por muito incomodas que voz pareçam!