21/11/2009

Quem faz o favor?

O manel é maquinista e terça feira não pode ir trabalhar, tem uma escritura na aldeia.
A empresa é obrigada a chamar o jaquim, que estava a descansar, e paga-lhe o descanso, o jaquim agradece pois o dinheirinho faz jeito.

Na semana seguinte o jaquim também precisa de faltar, tem uma consulta.
A empresa chama o manel, que estava a descansar e paga o descanso, alegria para o manel que a semana passada tinha perdido um dia de ordenado, agora ganha um descanso que vale o dobro.

Resumindo e concluindo…a empresa pagou dois descansos, e ficou a dever dois favores aos empregados.

O tone é motorista precisa de faltar terça feira, fala com um colega para lhe fazer o serviço, o colega diz que não pode…fala com outro, igual….liga para outro e mais outro até que, lá consegue arranjar um quim que lho faça, mas não é suficiente…tem agora que pedir autorização ao eng. E ficar a dever um favor, caso o eng. Autorize.
Autorizou…uf…que sorte, ainda bem que o eng. É boa pessoa.

Na semana seguinte é o quim que precisa de faltar, liga pr’ó tone, o tone por acaso pode fazer-lhe o serviço, pronto agora é só ir falar com o eng. (Na hora de descanso) e pedir-lhe nova autorização para o tone lhe fazer o serviço.

Resumindo,a empresa não pagou dois descansos e não teve trabalho nenhum a arranjar quem fizesse os serviços, e quem ficou a dever favores foram os dois cromos.

Agora pergunto-vos: O burro sou eu?

8 comentários:

Manuel Arrependido disse...

Tens toda a razão...hábitos estranhos , os nossos...hábitos que só nos prejudicam e ninguem faz nada para mudar...só os vejo a falar...blá, blá, blá...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Setore disse...

Tanto pode dizer covarde como cobarde. Qualquer dicionário regista ambas as formas. É o caso da 7ª. Edição do Dicionário da Porto Editora, pgs. 420 e 494, ou o Dicionário Aurélio, pgs. 421 e 492. Adj. E s. 2 gén. Que ou a pessoa que não tem coragem; poltrão; medroso; traiçoeiro; acanhado; tímido; fraco de ânimo; pusilânime. Covarde: do fr. ant. "coart", hoje "couard", que tem a cauda abaixada.

P.Bento disse...

A mensagem removida atacava gratuitamente um colega, foi por isso eliminada,peço-vos, se gostam de atacar a coberto do anonimato, (ainda por cima chamar covarde) usem os eng's ou a administração, são eles os verdadeiros responsáveis.
um anonimo chamar covarde a um colega?...tem que ser alguém muito corajoso.

Provedor do ouvinte disse...

Concordo plenamente, é assim mesmo....o carlos tem culpa de ter nascido, nem a mãe dele se quer...

Anónimo disse...

Ó Bento sabes perfeitamente que a atitude dele foi após ter reunido com o C.A.
O Carlos deixou de ser colega...simplesmente é um individuo que trabalha na mesma empresa que eu!!!

Anónimo disse...

não confundas cobarde com o ter bom senso.
algo que falta a muitos motoristas.
Esses corajosos fazem greve para ir ganhar dinheiro para outro lado.
Se não gostais de trabalhar nesta empresa e tendes outro "biscate" ide-vos embora à muito quem queira trabalhar.
FCPORTO

P.Bento disse...

É estranho um anonimo falar em corajosos.
Caro anonimo se se sente bem como está deixe-se estar, não é a primeira vez que ataca os seus própios colegas, criticando-os, por lutarem, e fazendo falsas acusações. Só critica quem mais não sabe fazer...marque um serviço extra e deixe-nos em paz. Mas lembre-se que se não fosse as pessoas como eu você não receberia apenas metade do que lhe é devido pelo trabalho suplementar...recebia ZERO E DECERTO QUE CONTINUARIA A ABNAR A CAUDA AOS ENG'S.