28/01/2010

Exploração de mão d’obra no Porto

Trabalho numa empresa de referência no seu sector a nível europeu, transportes públicos.

Sou motoristas de pesados de passageiros, diariamente sou pressionado a infringir leis e normas específicas à actividade em causa; conduzir 7 horas consecutivas, certa vez pedi autorização para parar 5 minutos para comer alguma coisa e fui imediatamente ameaçado com procedimentos disciplinares.

Vários colegas são convidados por superiores a fazerem 14 horas de condução dia e pagam-lhes a metade do previsto na Lei, aproveitando-se da humildade dos trabalhadores.

É frequente motoristas, de transportes públicos, iniciarem o trabalho com apenas 5 horas de sono e friso, transportes públicos.

Como é possível que esta empresa trate desta forma os seus colaboradores e consiga 3 certificações, qualidade, ambiente e segurança no trabalho?

Como é possível prevaricar tanto num País que se diz democrático e civilizado?

7 comentários:

Fernanda Meneses disse...

Eu conheço essa empresa, é uma empresa que se chama STCP

Anónimo disse...

Caros amigos

Eu também conheço e trabalho nessa empresa, mas sendo nós que nos sentamos ao volante, e visto que mesmo para os sindicatos, e comissão de trabalhadores, este assunto não é prioritário, não seriamos nós que devíamos dizer CHEGA?
Não devíamos ser nós que devíamos circular dentro das regras de transito, de segurança para os passageiros, e de segurança e bem estar pessoal?
Deixo um desafio, porque eu também faço parte do TODO, que acaba por fazer o que nos mandam, ou planeiam no quadro horário.
A AMD parece que já esta a funcionar, parece que temos alguns visitantes pelo menos, e se por alguma razão estes visitantes trabalhadores da STCP, decidissem cumprir as regras? um dia, uma semana, quais seriam os resultados? será que faziam? será que cumpriam o desafio?
Estou farto de trabalhar numa empresa que não apresenta condições de segurança, higiene e bem estar a passageiros e trabalhadores, e voçês?
Daqui a um ano continuaremos a dizer que esta mal, mas nada faremos.
Como sempre, e já vão vários anos disto...
Abraço amigos

Força PB
Força AMD

Anónimo, pq parece que pegou a moda dos castigos na net, e o blog amd é muito visitado pelo superiores, lol

OFF

Anónimo disse...

Pois, e nós somos tratados como animais!
Quando entrei para esta empresa, era tudo muito bonito, prometiam mares e fundos, só que quando se tem um problema só há um remédio ou aguenta-se até cair para o lado ou então vai-se para a baixa.
Nesta empresa que deveria de respeitar os motoristas porque são eles que trabalham e sustentam as bases desta empresa, mas que infelizmente até nos gabinetes de apoio somos desprezados.
E como o colega atrás escreveu eu também não vou assinar para evitar represálias!

Anónimo disse...

acho muito bem que não assineis senão,ponho-vos a trabalhar 24 horas por dia. seus malandros que não sois capazes de ver que o pais está de TANGA.



ass.eng.GOMES
PS:estou-vos com um pó!!!!!

Anónimo disse...

agora a serio óh paulo bento não achas que estás abusar da sorte.
parece-me que queimaste 80% dos teus neurónios,embora na verdade já não eram muitos.



ass.o mesmo de cima

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

eu sei quem é este anónimo...é o rato de esgoto lol ta tudo bem?e sei mais...sem querer ser advogado de defesa de ninguém muito menos do Paulo pois não precisa...os 20% dos neurónios que restaram ao Paulo e não sendo já muitos que eram tenho a certeza e meto as mãos no fogo e não me queimo que estes que sobraram são mais do que os teus 2 que tens...que são o tico e o teco e é preciso ter lata vir aqui comentar estando o teco ligado as maquinas,a dar as ultimas...não o queimes mais..tem compaixão....