30/04/2012

Audiência marcada, CAM.

Deu entrada no Tribunal de Trabalho do Porto um processo pedindo que a STCP se responsabilize pela formação obrigatória por Lei para a obtenção do Certificado de Aptidão para Motorista.
É pedido á empresa que, conforme o art. 131 e seguintes, adeque os trabalhadores às necessidades das suas funções, essa formação deve ser organizada pela empresa, confere direito a remuneração e conta como tempo efectivo de trabalho. Isto é o que diz a Lei. vai ver.
Que suporte todas as custas inerentes à obtenção do C.A.M. assim como à sua renovação obrigatória de 5 em 5 anos.
Entendemos que esses custos devem ser imputados ao consumidor final e serem incluídos para os cálculos de despesas.  Processo: 613/12.8 TTPRT
A audiência de partes está marcada par 18 de Maio às 13h45.

Nenhum trabalhador deseja o prejuízo da classe administrativa.

24/04/2012

Islândia. O povo já tirou o país da recessão

A crise levou os islandeses a mudar de governo e a chumbar o resgate dos bancos. Mas o exemplo de democracia não tem tido cobertura nos média (?)
O Althing (parlamento) decidiu em Setembro enviar o antigo primeiro-ministro conservador perante o Landsdomur, um tribunal especial com a função de julgar ministros e que nunca tinha sido convocado após a sua formação, há mais de um século.

A Justiça islandesa declarou o ex-primeiro ministro Geir H. Haarde culpado por não ter informado o restante Governo sobre a crise financeira, que o país enfrentava, em 2008.

Segundo a BBC, o governante foi considerado culpado por um dos quatro crimes dos quais estava acusado, no quadro do colapso financeiro, …

O julgamento de Haarde teve início no dia 5 de Março, 2012, após a decisão do tribunal de justiça Landsdomur que julga antigos primeiros-ministros.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia-mundial/islandia-haarde-crise-tribunal-2008-agencia-financeira/1343062-5206.html

22/04/2012

A Justiça ao serviço da politica...

"Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; -A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas; (Guerra Junqueiro, in "Pátria", 1896)" -

18/04/2012

A falta de descanso Mata mais que o Alcool.

No JN de 16 de Abril vem um artigo afirmando categóricamente que a falta de sono mata mais que o Alcool. E Também - 31 mar (Lusa) -- A neurologista Teresa Paiva alertou hoje, no Porto, para os efeitos da redução do sono ou do dormir em excesso, associando-os a um risco aumentado de hipertensão arterial, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, cancro, depressão e de acidentes. "O que as pessoas têm de perceber é que para além destes efeitos orgânicos sobre a saúde, reduzir o sono tem outros efeitos muito mais complicados ao nível da cognição. As pessoas começam a pensar mal, a ter graves problemas de memória, a ter lapsos e, fundamentalmente, perdem os seus equilíbrios emocionais", afirmou em declarações à Lusa. ------------------------------------------------------------------------ -De acordo com dados do plano NACIONAL de PREVENÇÃO RODOVIÁRIA do MINISTÉRIO da ADMINISTRAÇÃO INTERNA (http://www.ansr.pt) a fadiga é um factor intrínseco que origina a redução das capacidades cognitivas, prejudicando a vigilância, a atenção, a percepção, o tempo de reacção e as tomadas de decisão, PROCESSOS CRUCIAIS PARA UMA CONDUÇÃO SEGURA. A fadiga está intimamente ligada à sonolência, estado do maior perigo para a segurança. Rodoviária. ------------------------------------------------------------------------- -... ninguém põe em causa os patrões, a culpa é sempre, sempre do mesmo. O patrão que ameaça, pressiona e obriga o motorista a conduzir sem descanso fica impune; em caso de acidente limita-se a arranjar outro funcionário e a guardar os lucros.

13/04/2012

Parasitas Sociais.

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta ate à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras,...sem vergonha,...sem carácter, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia,...da mentira à falsificação,...da violência ao roubo (Guerra Junqueiro, in "Pátria", 1896) … um código de inércia para os superiores nas sociedades modernas… A sociedade governar-se-ia espontaneamente e a si própria, se não contivesse gente de sensibilidade e de inteligência. Acreditem que é a única coisa que a prejudica. (….) Pena é que a expulsão dos superiores da sociedade resultaria em eles morrerem, porque não sabem trabalhar. E talvez morressem de tédio, por não haver espaços de estupidez entre eles. (…). Cada superior que se manifestasse na sociedade seria expulso para a Ilha’ dos superiores e seriam alimentados, como animais em jaula, pela sociedade normal. (…). Por enquanto, visto que vivemos em sociedade, o único dever dos superiores é reduzirem ao mínimo a sua participação na vida da tribo. “Livro do Desassossego de Fernando Pessoa.”1899-1935.

24/03/2012

Plenário, 22/03, resumo:

Os Trabalhadores da STCP decidiram, face aos inúmeros atropelos à Lei o seguinte: Solicitar a intervenção por parte da Tutela,.. E Passamos a denunciar: 1 – Não aceitamos que a reestruturação da STCP, seja efectuada sem a presença dos Representantes dos Trabalhadores. 2 – Não aceitamos o Incumprimento verificado nas matérias reguladas pelos Acordos de Empresa, ou seja, dizemos NÃO: 2.1 – Aos Cortes Salariais; 2.2 – À redução de pagamento do Trabalho extraordinário; 2.3 - À redução do pagamento nos dias de Feriado; 2.4 - À redução de Feriados; 2.5 - Ao corte do Direito ao Transporte dos Trabalhadores em determinadas Áreas; 2.6 - À criação de instrumentos que aumentem a jornada diária de Trabalho; 2.7 - Aos despedimentos; 2.8 - À alteração das regras das rescisões por mútuo acordo. 3 –... 3.1 – .. 3.2 – Não aceitar a supressão de Linhas, 3.3 – Exigir que as linhas operadas pelos Privados, sejam efectuadas pela Empresa. 3.4 – Exigir a manutenção do nosso Tarifário Mono modal, o qual é mais benéfico para a Empresa e para os N\Utentes. 3.5 – Por último solicitar uma Auditoria aos negócios efectuados pela STCP com os seus fornecedores externos e a responsabilização civil e criminal de qualquer anomalia detectada. ... Com efeito, ... os trabalhadores decidem: 1. ... 2. Denunciar a total falta de respeito pelos trabalhadores, pela consequente degradação das condições de trabalho que se registam na empresa. " 6. ...dar continuidade as acções de protesto e que coloquem desde já um Pré-Aviso de Greve a todos os dias de Feriado que constem do N\ Acordo de Empresa e que nenhum trabalhador realizará trabalho extraordinário no próximo mês de Maio;

21/02/2012

Contencioso

Teve lugar no dia 16-02-2012 a audiência de partes pelo processo por nós posto contra a STCP com vista a regularização dos serviços chamados Fora-das-Regras, obviamente sem sucesso. Se quiseres vai ao Palácio da Justiça na Cordoaria podes consultar o processo grátis Processo 105/12.5 TTPRT Pedimos que seja incluido tempo de deslocações nesses serviços quando necessário (conforme dispõe um dos AE´s) e que não escale nenhum motorista sem o seu consentimento. Repara no abuso da parte deles vê por ti este serviço nos FR de Francos SVC 5575 começa às 11h00 é o único a começar a essa hora (será uma hora de ponta especial?) Não , simplesmente eles usam e abusam daquilo que lhe damos e aproveitam os serviços que não encaixam uns nos outros e metem nos FR com a intenção de por TODOS os motoristas a trabalhar mais e mais e mais ( Estes serviços foram criados com o propósito das horas de ponta, mas nós sabemos o VERDADEIRO propósito deles e tu sabes?)

15/02/2012

Autocarro em chamas

Um incêndio deflagrou, esta quarta-feira de manhã, num autocarro articulado da Sociedade dos Transportes Coletivos do Porto (STCP), na estrada da Circunvalação, em Matosinhos, os passageiros foram retirados em segurança.

«o motorista detetou uma anomalia no desempenho do autocarro e apercebeu-se da existência de fumo no interior, tendo, de imediato, mandado calmamente evacuar» o veículo.
Tudo aconteceu às 07:55, na linha 205, no cruzamento por cima do túnel do metro na Senhora da Hora, Matosinhos, próximo do Instituto CUF.
«A traseira e o interior do autocarro acabaram por arder», a viatura já foi rebocada aguardando-se o inquérito.

05/02/2012

Evolui agora mesmo ...pergunta-te como.

A competição é inimiga da evolução, aniquila a amizade.
Imagina um barco a Remos com o nome STCP, com 12 remadores de cada lado...que acontece se cada um tentar remar mais forte que outro?
O segredo da evolução da nossa espécie está ligado a isto, foi quando percebemos que evoluimos se parar-mos de competir e em vez disso tentamos compreendermo-nos e ajudarmo-nos.
 
Se almejas subir na tua empresa as tuas palavras pensamentos e acções serão toldadas por esse sonho.
 
Os teus colegas transfomar-se-ão em adversários.
 
Se sonhas ganhar o Totoloto desejas que milhões percam... a vitória é contrária à amizade e ao desenvolvimento.
 A sociedade empobrece com esse tipo de jogos em que o objétivo seja vencer...para um vencer, inevitávelmente, milhões terão de perder.
 
Eu não quero ganhar...fico em último...quero ser teu amigo e ...nada é mais valioso.
 
E se formos amigos e partilhar-mos...aprendemos mais com menos esforço ...a ideia é cada vez vivermos melhor, mais saudávelmente etc etc etc não é competirmos.

17/01/2012

Magistrados e Médicos recorrem aos Tribunais.

Lisboa, 15 jan (Lusa) -- A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou hoje que vai interpor ações judiciais de impugnação às medidas do Governo que atingem os médicos e os serviços de saúde, nomeadamente o descanso compensatório e os cortes salariais.
O sindicato dos Magistrados recorrem ao Tribunal para que o Estado seja condenado a reconhecer e a pagar os subsídios de férias e de Natal. O dirigente sindical considerou inconstitucional o orçamento: "Viola a lei fundamental a vários níveis".http://cidadelusa.blogspot.com/2010/12/magistrados-do-ministerio-publico_3993.html

10/01/2012

Primeiro os Tribunais.

O Tribunal do Trabalho de Lisboa mandou os CTT devolverem a parte dos salários que estão a ser objeto de corte desde o início de 2011. no âmbito de uma ação interposta pelo Sindicato.

Contestaram a medida do Orçamento do Estado do Executivo Sócrates mas que está a ser mantida pelo atual Governo. Os Correios deverão ainda regularizar a progressão na carreira, que ficou congelada aquando da ordem de corte salarial.

Os tribunais decidiram para já no sentido dos trabalhadores. Refere a ordem do juiz transcrita pelo “i” que deverão ser devolvidos os cortes com efeito a partir de 1 de janeiro de 2011, “acrescidos de juros de mora legais, vencidos e vincendos, até integral pagamento”.